quinta-feira, novembro 25, 2004

25 de Novembro de 1975

se é certo que o 25 de Abril de 1974 derrubou uma ditadura, não menos certo é que o 25 de Novembro de 1975 nos livrou da instalação de uma ditadura ainda pior.

O mês de Novembro de 1975 foi todo ele muito quente. Como experiência pessoal lembro-me de quando da independência de Angola (11 de Novembro) se produziram incidentes no liceu que eu frequentava, obrigando inclusive ao encerramento das aulas durante uns dias (que para mim tinha começado a 4 de Novembro, foi na altura do primeiro 7º ano Unificado de sempre).

Mas a 12 de Novembro a Assembleia da República foi cercada pelos trabalhadores da construção civil. A situação foi tão complicada nesse mês que a 19 de Novembro o VI Governo Provisório (presidido pelo Almirante Pinheiro de Azevedo) suspendeu funções governativas. A tensão cresceu até que a 25 de Novembro há uma tentativa de golpe de estado protagonizada pela esquerda/extrema-esquerda.

Portugal esteve então à beira de uma guerra civil embora o golpe tivesse sido impedido, embora com a perda de 3 vidas, 2 comandos e um polícia militar.

O 25 de Novembro não é uma data de somenos (embora alguns gostem de a esquecer). Foi esta data que nos permitiu manter na rota da Europa evitando os amanhãs que cantam (que na alturam estavam em plena pujança).