1.º Dezembro

Comemora-se hoje um feriado que muitos nem sequer sabem do que se trata, outros desprezam-no claramente (será que gostavam de ser espanhóis).

Este dia deu origem a uma dinastia que foi, de longe, a mais criticada de todas: a dos Bragança. Basta ler Oliveira Martins, por exemplo, para ver quanto esta dinastia era menosprezada durante o próprio século XIX.

D. João IV não ficará na história como um dos grandes reis de Portugal, mas, pelo menos, podemos reconhceer-lhe o mérito de ter arriscado a sua posição confortável dentro da monarquia dual e afrontar uma Espanha poderosa (embora em começo de decadência perante poderes mais dinâmicos como a França, Inglaterra ou as Províncias Unidas).

De qualquer modo, a este dia, e aos conjurados, devemos nós, para o bem e para o mal, a nossa independência. E quem diz que isso não valeu a pena, olhem para a Catalunha e vejam como eles nos invejam por termos sido bem sucedidos em 1640, onde eles falharam em 1639.


Comentários

António Viriato disse…
Boa iniciativa em assinalar uma das mais importantes efemérides patrióticas : a da Restauração da Independência de Portugal,em 1640, que, a par das das batalhas de Aljubarrota, de S.Mamede, de Ourique e de Atoleiros, entre outras, deveriam servir para consolidar um sentimento que começa a desaparecer entre nós. Muitos já hoje não merecem o feriado do 1º de Dezembro, que a Comunicação Social ostensivamente ignora ou aborda de forma anedótica ou irrelevante. Para quando a sua exclusão dos manuais escolares, como fizeram com o episódio do esbulho da vila alentejana de Olivença ? Vamos mal, vamos...
Anónimo disse…
Como sou um grande admirador da nação vizinha, penso que nunca conseguirei celebrar este feriado. Mas não me crucifiquem por este desabafo...

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)