Só mau gosto?

O príncipe Harry, terceiro na sucessão da Coroa britânica, foi apanhado numa festa de um amigo com uma roupa a fazer lembrar a farda do deserto do Afrika Korps e com uma braçadeira com uma suástica.

Um porta-voz da Casa Real leu uma declaração onde se dizia que "Prince Harry has apologised for any offence or embarrassment he has caused. He realises it was a poor choice of costume."

É óbvio que ofendeu muita gente e não apenas os judeus britânicos. Ofendeu todos aqueles britânicos que sofreram os horrores da 2.ª Guerra Mundial e que combatarem contra os nazis. É preciso lembrar que a Grã-Bretanha foi a primeira barreira e, durante quase um ano, a única, à expansão da Alemanha nazi. Apenas em 1941, com a invasão da Rússia pelos alemães a pressão abrandou a Ocidente.

É um erro quase indesculpável por alguém que está na posição do príncipe Harry.

Comentários

Anónimo disse…
Ó Rui, a defender posições politicamente correctas???!!!
Ou será que o anti-semitismo e o nazismo são assunto tabu, acima de qualquer brincadeira, e imunes à incorrecção política? Se o príncipe aparecesse vestido de bispo, tal não faria lembrar a Inquisição, ou a perseguição ibérica aos judeus? Ah, mas isso foi há muito tempo...
CMF
Rui Oliveira disse…
Não é uma posição politicamente incorrecta. Eu posso censurá-lo por usar uma suástica, mas ao contrário do lóbi do politicamente correcto não defendo qualquer penalização para o príncipe nem um "sensitivity training" tão caro aos "liberais" americanos (não confudir com os verdadeiros liberais).

Aliás, já por aqui critiquei a inanidade mental de muito jovens portugueses usarem iconografia do Che Guevara. É exactamente a mesma coisa.

Critico mas não quero criminzalizar essa práticas. Pelo contrário, o lóbi politicamente correcto, ligado a minorias activas, como foi o caso dos homossexuais em França, recentemente, gosta de criminalizar todos os que pensam de modo diferente.

O príncipe Harry, pelo lugar que ocupa, deve ter mais cuidado que o comum dos mortais.

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)