Quem tem medo do google?

Leio que em França há inquietação em relação ao projecto da Google de digitalizar 15 milhões de livros online provenientes das colecções da biblioteca de Nova Iorque e de mais quatro universidades (Michigan, Stanford, Harvard e Oxford).

Sinceramente não percebo porquê e ainda para mais em França, que já dispõe, por exemplo, da Gallica, que tem 70 000 obras e 80 000 imagens digitalizadas. Tomara eu que a nossa Biblioteca Nacional dispusesse de capacidades semelhantes. Eu já descarreguei vários livros completos (do séc. XVI e XVII) da biblioteca francesa e, obviamente, se puder dispor de um serviço muito mais completo, ainda melhor.

Será que o incómodo em França se deve ao facto de serem os americanos os impulsores do projecto? A não ser que haja algum problema que não estou a ver neste momento, parece-me apenas ser uma outra manifestação de anti-americanismo.

Post scriptum. Ler também a este propósito La croisade inutile.

Comentários

Dinamene disse…
ADOREI O COMENTÁRIO!
TODA A GENTE SABE, MENOS QUEM QUER TER OS OLHOS FECHADOS, QUE OS FRANCESES SÃO E SEMPRE FORAM CHAUVINISTAS.
QUANTO À NOSSA BIBLIOTECA NACIONAL, CONTINUA A SER UMA POBREZA, ÀS VEZES, SEGUNDO CONSTA, NEM DINHEIRO TEM PARA O COMBUSTÍVEL. POR ISSO, TUDO O QUE OS OUTROS FAÇAM, AMEDRONTA, É O IMPERIALISMO!
Anónimo disse…
hehe não sabia dessa. Continuo a achar estranho a maneira como os Franceses falam da Europa como se fosse uma coisa deles.

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)