Desenvolvimentos no Kosovo

Aos poucos o TPI para a ex-Jugoslávia está a chegar a outros possíveis criminosos de guerra que não apenas sérvios ou, em menor grau, croatas. Há pouco tempo foi um general bósnio muçulmano, agora é o primeiro-ministro do Kosovo, pelo que fez enquanto líder do UÇK.

Realmente é preciso ver o que se passou, pois se a NATO interveio para acabar com uma limpeza étnica, que se veio depois a provar sobre-inflancionada, o que se passou depois de 1999, foi uma verdadeira limpeza étnica feita pelos muçulmanos contra todas as outras minorias, sérvios à cabeça.

É que, neste caso, os conflito não era entre sérvios-maus e kosovares albaneses-bons, como agora muita gente vai começando a ver. Por outro lado, a intervenção da NATO nada resolveu e a situação eterniza-se.

Mas, para muita gente que pensa que a única intervenção sem aval da ONU má foi a invasão do Iraque. Será que a diferença está entre uma ser feita pelo Clinton e a outra pelo Bush? Claro que não, mas parece.

Post scriptum. O modo como esta notícia sobre o primeiro-ministro do Kosovo foi dada nas televisões que vi (CNN e SIC-N) é, no mínimo, risível e mal-informada. Ao falar do motivo pelo qual ele era um herói para os kosovares albaneses, ambas referiram o facto de ele ter comando a guerrilha do UÇK contra os ocupantes sérvios. Ocupantes sérvios? Desde quando. O Kosovo é o berço da Sérvia. O facto dos sérvios serem minoritários no Kosovo têm que ver com acidentes da história e não com qualquer ocupação. Se, naquela terra, alguém foi ocupante esse alguém foi o Império Otomano.

Comentários

Anónimo disse…
Mas ainda há pouco tempo, alguns blogues portugueses (lembro-me do Contra a Corrente, do Aviz, e do Acidental, pelo menos) elogiavam um artigo de Christopher Hitchens onde ele escrevia: "If Michael Moore had had his way, Slobodan Milosevic would still be the big man in a starved and tyrannical Serbia. Bosnia and Kosovo would have been cleansed and annexed.". Repare, "cleansed and annexed"!!! O Kosovo teria sido anexado pela Sérvia, escreveu Hitchens!!! Anda por aí muita confusão...ou será que ninguém tem coragem de sair das trincheiras ideológicas para debater honestamente. Os argumentos mudam de lado ao sabor das conveniências. E então nestas questões balcânicas, Rui, julgo que concorda comigo quando afirmo que as opiniões parecem valer mais do que um verdadeiro conhecimento da matéria. É a História recente do nosso continente, mas por vezes parece que já passou um século...

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)