Rivoli

Esta semana houve muita agitação e muito emoção em redor de um simples acto de gestão da Câmara do Porto: a concessão a privados da exploração do Rivoli. Levantaram-se logo vozes contra o mercantilismo, o economicismo e quejandos. Lamentou-se logo a falta de uma política cultural para o Porto (que talvez não haja mesmo neste momento, mas, para mim, uma política cultural não se faz de subsídios para uma clique de pseudo-intelectuais e pseudo-elites). Fez-se um abaixo-assinado. Sinceramente não percebo tanto barulho...

Rui Rio cometeu algum crime? Para alguns, sim... um crime lesa-cultura. Mas será mesmo? É que quando ouço esta gente falar em cultura, gostava que eles explicassem de que "cultura" falam. É que tenho a impressão de que não falamos da mesma coisa (e não me acusem de economicista e outras coisas que tais, pois eu de economia ou gestão até nem percebo muito, aliás até sou de Letras). Também não sou daqueles que coloque a cultura num patamar para além da compreensão do comum mortal, só ao alcance dos eleitos (não tenho muito tempo para uma definição de cultura, mas, fica aqui já prometido que voltarei a falar de cultura e também do conceito de cultura que partilho).

Mas o que me leva a escrever este texto foi ter conhecido através d'a Baixa do Porto uma menção a este texto anónimo miserável. Tenho a certeza que muita gente que assinou esta petição de modo algum subscreve este texto pretensamente humorístico.

Comentários

Anónimo disse…
Boa tarde!

Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pelo conteúdo do site.

Meu nome é Jéssica Amaral, sou responsável pela área de links do site (www.englishtown.com.br) e tenho interesse em enviar uma proposta em relação a inclusão de links. Gostaria de encaminhar a Proposta de Negócios de Nossa Empresa, caso haja interesse, por favor informe o endereço eletrônico do responsável pela área comercial/marketing.

No aguardo, agradeco desde já.

Atenciosamente.

Jéssica Amaral
Englishtown - área de links
Fone: +55(41) 3356-5683 - ramal 211
email: jessica@midiadigital.com.br - www.englishtown.com.br
Anónimo disse…
Acabou-se a "mama" destes senhores subsídio-dependentes! Viva!
Esses elitistas que vão trabalhar, mas trabalhar mesmo, não é só angariar "tachos".
Desde a recuperação do Rivoli, a programação era feita de/e para estes senhores e seus amigos. Tanta intelectualidade inalcansável para a maioria dos mortais... Mesmo quando ia assistir, sentia-me muito mal, tal era o "clube".
Não sei se o Rui Rio está certo, mas assim é que não podia continuar.
Disfarçam muito mal para as coberturas notíciosas a tentarem fazer de conta que os actores e os espectadores se barricaram... Que espectadores? Só os actores e os seus amigos. A porta-voz, supostamente espectadora, a meio engana-se e começa a falar em nome dos actores. Já não conseguindo disfarçar mais, deixa de fazer de conta. Assumam! Ficam mais credíveis!
E falta questionar porque é que esta manifestação se realiza depois do fim-de-semana... Primeiro fizeram a exibição da sua peça, depois foram curtir a noite e à hora em que toda a gente inicia a semana de trabalho, e como estes senhores ficam sem nada que fazer, é que se viram para as manifestações.
O seu maior castigo vai ser ninguém lhes ligar nenhuma...
E nem pensem em comparar-se à causa do Coliseu!

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)