Viva Italia

Bem já que não chegámos à final, passo a declarar o meu apoio à Itália, não por que eu seja antifrancês, mas apenas porque gosto mais da Itália e da equipa italiana.

Quanto a Portugal, fez um bom campeonato, mas não houve um jogo que fosse excepcional, a não ser quanto à vontade de vencer que essa esteve sempre lá. Mas, apesar de termos excelentes jogadores a equipa tinha pouco poder de fogo: Pauleta, Pauleta e Pauleta (e como este não estava inspirado, nicles); Postiga e Nuno Gomes não contavam para o totobola.

É um problema que Scolari tem que resolver se continuar em Portugal que, por mim, pode continuar a ser o seleccionador português.

No que respeita à França, só posso dizer que há quinze/vinte dias atrás os fãs franceses dificilmente poderiam imaginar a chegada à final. Estive em Paris em Junho, tendo chegado no dia seguinte ao do empate da França com a Suíça. O tom na imprensa e na televisão era absolutamente deprimente (tenho pena de ter deitado fora o L'Équipe e o Le Figaro que comprei nesse dia; tinham uns comentários giros). Quem ouviu os franceses então (o Domenech era de burro para cima) e quem os ouve agora! Nem parecem os mesmos. Mas, enfim, não tendo jogado muito mais que Portugal, foram suficientemente espertos para manterem aquela vantagem mínima.

Bem, apesar de tudo Portugal não se pode queixar: fez um Mundial muito acima do que está habituado. E isso é mérito do Scolari (mas que o homem também tem defeitos, ai isso tem!)

Comentários

Carlos disse…
Tenho o mesmo ponto de vista.
Gosto daquilo a que os brasileiros chamam "jogar bonito". Ora a França, com excepção de Zidane, não joga bonito. Tenta defender bem e aproveitar um deslise do adversário. Se possível um penalty.
Desta vez nem Zidane jogou bonito. Jogou até muito feio...

A Itália também não tem esse tipo de jogo ( visto no Brasil, Portugal e Argentina), mas tem um futebol de ataque mais realista sem ficar à espera dos deslizes.

Mereceram ganhar à França.
Quanto a futebol bonito ... Portugal ganhou.

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)