Da utilidade da praxe universitária

Este blog, nos últimos dois dias, tem andado um pouco abandonado porque tenho que uma tradução grande para fazer com uma complexidade técnica bastante elevada. E como para traduzir não basta saber línguas (quem pensar isso nunca será um grande tradutor), necessitei de procurar informação técnica pormenoriza junto de quem sabe e também onde se encontra literatura técnica adequada. Por isso, nestes últimos dois dias tenho passado o tempo na Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP).

E por ter passado por lá tantas horas, pude observar alguns hábitos praxísticos lá daquela gente. Desde já digo que, enquanto estudante, fui sempre contra a praxe, não praxei nem fui praxado, não trajei à estudante (para ter uma farda bastou-me andar 16 meses no Exército), nunca participei na Semana da Queima, etc., etc., etc... e não me arrependo nada por isso. E nem por isso fui anti-social, pois criei amizades que ainda perduram actualmente.

Vem isto a propósito de que quando estava eu na biblioteca da FEUP, por baixo da entrada da biblioteca, numa zona coberta (foram dias de chuva), realizava-se por lá uma praxe que durou uma eternidade . Na segunda-fera estive na biblioteca das 9h às 17h (com intervalo para almoço, está claro) e durante todo esse tempo lá se ouvia os desgraçados cânticos, os gritos, os hi-hon com que os caloiros respondiam aos "doutores". E eu fiquei a pensar: bem, estes tipos (os caloiros) não vão às aulas? Porque é que eles aturam estes gajos que denominam a si mesmos "doutores", mas que são, alguns deles, do mais burro que anda na faculdade, pois têm já um número enorme de matrículas? Qual o sentido em andarem com os caloiros de um lado para o outro de mãs dadas?

A mim faz-me realmente pena ver jovens entregarem-se como cordeiros para serem imolados a estas praxes ridículas e, frequentemente, degradantes, aceitando o caso como se fosse uma fatalidade. É claro que não é fatalidade alguma. É claro que não têm que aceitar a praxe. Precisam é de ter vontade pois, penso também que há pessoas que pensam que se não forem praxadas não entraram a sério na Univeridade.

E isto é algo que me deixa triste pois essas pessoas aceitam que outros, nem que sejam por breves momentos, ajam autoritariamente sobre eles só porque chegaram primeiro à universidade. Sempre pensei que a praxe é o momento onde há muita gente, entre aqueles que praxam, que aproveita para poder fazer dislates e se rir à custa dos outros, pondo cá fora o ditadorzeco que tèm dentro deles.


Sinceramente não compreendo a utilidade da praxe, pois se queriam fazer integração dos alunos havia muitas outras maneiras de o fazer. Assim, tal como exite, não passa de um espectáculo degradante, tanto para que o faz, como para quem o sofre.

Abaixo a praxe!

Comentários

Anónimo disse…
Queria apenas fazer um breve comentário a este artigo anti-praxístico, mas como qualquer outro do seu género, fala do que não sabe, pois nunca exprenciaram os seus autores a praxe no seu pleno, que revela ser muito mais do que uma forma de integração e por conhecer os dois lados posso abertamente falar do significado de praxe para mim. Sem mais e com o pedido que exponha artigos do qual tenha fundamento para o fazer,

Um caloiro.
Rui Oliveira disse…
Meu caro caloiro, não me conhece pelo que não sabe se sei ou não sei do que fala. Em cinco anos de Faculdade (visto que o curso tinha cinco anos, fi-lo em cinco anos, não andei por lá a arrastar-me, ao contrário de muitos praxistas que parece que a única coisa que sabem fazer é a praxe, porque estudar não o conseguem) vi muito coisa e quase nada me agradou.
Se gosta da praxe, força! Ninguém o impede de gozar as alegrias da praxe. Apenas, e falo por mim, a acho completamente inútil, não precisei dela e é uma perda de tempo. É a minha opinião e tenho todo o direito em escrevê-la. Há quem concorde, há quem discorde. Paciência... é a vida.
Anónimo disse…
Lamento não ter tido oportunidade de ler este artigo mais cedo...
Pelo que percebi o Rui acha mesmo que sabe o que é a PRAXE e tem o atrevimento de criticar aqueles que acreditam na sua utilidade..É demasiado convencido para sequer dar o benefício da dúvida...e idiota o suficiente para se vangloriar dos 5 cinco anos de frustração em que acabou o curso...
Fico feliz pela sua eficácia,parece-me bem que se tenha aplicado,dentro das suas imensas limitações.
Caro Rui, embora a sua ignorância não o permita, devia saber que há muitos estudantes que concluiram o curso nos anos previstos e mesmo assim tiveram um percurso praxístico admirável.
Apesar de tudo,acho óptimo que tenha optado por não fazer o mesmo, seria um perfeito estorvo.


Andreia

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)