Dia de Todos os Santos

O dia de Todos os Santos é uma solenidade celebrada a 1 de Novembro, instituída pela Igreja para venerar todos os seus santos, conhecidos e desconhecidos.

É uma solenidade com base em tradições antigas tantos das igrejas orientais como ocidentais. No início apenas São João Baptista e os mártires eram venerados num dia específico. Mas com as várias perseguições, como por exemplo, as de Diocleciano (imperador de 284-305), iniciadas em 303 e que duraram 10 anos, os números de mártires tornou-se tão grande que era impossível atribuir um dia específico a cada um.

As igrejas orientais tinham uma comemoração conjunta dos santos. Encontra-se a menção de dia comum de veneração num sermão de Santo Efrém (306-373), datado de 373, bem como na 74.ª homília de São João Crisóstomo (347-407), datado de 407. Também o calendário dos caldeo-cristãos, em 411, contemplava já um “Commeratio Confessorum” na sexta-feira a seguir à Páscoa.

No Ocidente, Bonifácio IV (608-615), dedicou ao culto cristão o Panteão de Roma, a 13 de Maio de 610, em honra da Virgem Santíssima e de todos os mártires. A fixação da data da solenidade faz-se com Gregório III (731-741), que consagrou uma capela a todos os santos dentro da Basílica de São Pedro, marcando-a para 1 de Novembro. Gregório IV (827-844) estendeu esta celebração de 1 de Novembro a toda a Igreja Católica, começando pelo Império Carolíngio (que na altura dominava praticamente toda a Europa Ocidental).

A característica mais peculiar desta celebração é a de celebrar num único dia a memória dessa “multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap. 7,9). Segundo a Igreja, a comemoração da memória destes santos justifica-se, pois “as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar” (Constituição Litúrgica).

Post-scriptum. O Halloween, festejado a 31 de Outubro, também tem que ver com o Dia de Todos os Santos. É que em inglês, estes dia diz-se All Hollows Days (ou All Saints Day). A véspera, em inglês, diz-se All Hollows eve (ou even em inglês mais antigo). Daí o resultado: (All])hollow(s) + e(v)en. O que se festeja no Halloween é que já é outro coisa à qual não sei responder.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)