quarta-feira, novembro 17, 2004

A Revolução de Veludo

A 17 de Novembro de 1989, a Checoslováquia livrou-se da sua ditadura comunista de 41 anos. Foi a chamada Revolução de Veludo e foi mais uma passagem do vento de liberdade que atravessou toda a Europa de Leste e que culminou na derrocada da União Soviética dois anos mais tarde.

Nestes 15 anos, entretanto, a Checoslováquia desapareceu, tendo em seu lugar surgido dois países: a República Checa e a Eslováquia.

No Le Figaro de ontem, foi publicado um texto Vaclav Havel, ex-presidente da República Checa, intitulado "Ce que le communisme peut encore nous apprendre".

Post-scriptum. Não resisto a esta tentação linguística de fazer notar, para aqueles que são menos versados na língua francesa, que o título de Havel deverá traduzir-se como "O que o comunismo nos pode ainda ensinar", pois o verbo "apprendre" em francês tem os dois sentidos: aprender e ensinar. Apenas o contexto pode desambiguar o seu sentido.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

claimed a lot of people repay their particular borrowing products before its due and also devoid of penalty charges
A number one personal debt charitable can possibly expect the numerous many people looking at these individuals just for guide around cash advance loan loans to help 2x it. personal debt charitable organization pronounces approximately used the particular quickly, superior appeal mortgages this current year. This a good cause claims a couple of years backwards the volume of purchasers using them ended up being small.
pożyczki prywatne kokos
szybka pożyczka
pożyczki bez bik rzeszów
kredyt na dowód-nowy sącz
kredyty bez bik

http://pozyczki-prwatne.org.pl
http://pozyczki-prwatne.com.pl
http://pozyczki-prwatne.org.pl

1/07/2013 12:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home