Comunismo democrático?????

No Jornal de Notícias de hoje, Edgar Correia, falando sobre o 17º Congresso do PCP, termina assim o seu artigo (destaque meu):

O grupo que se constituiu para impedir o "Novo Impulso" e tomar de assalto a direcção consuma assim no "congresso" de Almada a ruptura definitiva no PCP. Mas com isso clarifica a situação no campo comunista os caminhos do estalinismo e do comunismo democrático separam-se aqui.

Perdoem-me a pergunta: comunismo democrático? que raio de coisa é essa? Não há aqui uma verdadeira contradição nos seus próprios termos?

Seria bom que Edgar Correia nos explicasse o que é isso de comunismo democrático. Parece-me uma tarefa ingente, mas pode ser que ele se desenvencilhe.

Comentários

ABA disse…
Apesar do sarcasmo do post, estou seguro que o meu caro tem a noção daquilo que devemos a alguns comunistas democratas.. nomeadamente a possibilidade de hoje podermos dizer e escrever o que nos passa pela tola - com senso ou sem ele..
Claro que há comunismo democrático - o que se afirma pelos votos, como é o caso em apreço!
O que é substancialmente diferente do Comunismo que sugere..
Não há Terceira Via? :)
Rui Oliveira disse…
Continuo a pensar que comunismo democrático é um paradoxo.

Se devo alguma coisa aos comunitas (democráticos ou não)? Não sei.

Sei que depois do derrube da ditadura, os comunistas tentaram substituir uma ditadura por outra e foi preciso impedi-los. Lembre-se do 25 de Novembro.

Embora muito jovem, lembro-me bem dos anos de 74 e 75, da agitação e da luta política. A liberdade deve-se muito aqueles que nesses anos impediram o assalto ao poder por parte da esquerda revolucionária. Inclusive participei em muitos comícios, como por exemplo aquele do PSD no estádio das Antas com o Emídio Guerreiro.

Por isso não me parece que aqueles que eu deva muito a quem tentou substituir uma ditadura por outra (provavelmente bem pior).
ABA disse…
Ok, Rui!
Apreciações pessoais àparte, é óbvio que há duas correntes dentro do PC, os ortodoxos e os moderados.
Uma vez que EC não se enquadra nos primeiros, deixa a farpa, quanto mais não seja para vincar a diferença entre revolução e evolução! ;)
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção neocolonial?

Óscares, cinema e anti-americanismo

Jornalismo copy+paste (ou copiar + colar)